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Dúvidas - Portal do Cliente - Unimed Manaus

Como efetuo o cancelamento de consultas?

Caso não possa comparecer à consulta agendada, mantenha contato telefônico com o consultório médico para desmarcar com antecedência, assim você disponibilizará o horário para outro paciente.

Como faço para autorizar uma consulta médica?

Sua consulta agora é liberada no próprio consultório médico. Basta apresentar o seu cartão de identificação Unimed Manaus e a sua cédula de identidade, e na mesma hora a consulta será liberada. Para evitar aborrecimentos, entre em contato com o RH da sua empresa (se seu contrato for empresarial) e informe-se sobre o sistema de liberação adotado.

Como são autorizados os procedimentos no Intercâmbio?

Exames e internações devem ser liberados na cidade onde será realizado o procedimento. Procurar a Unimed da cidade, ter em mãos o cartão da Unimed, sua Carteira de Identidade, guia médica constando o código do procedimento, o laudo médico e os exames realizados anteriormente. Após a entrega de toda a documentação, o prazo para a resposta da Unimed é de 48 horas. 

Quais os serviços oferecidos para os planos Pessoa Física?

Consultas e tratamentos, exames complementares, atendimento em pronto-socorros em caráter de urgência e emergência e internações hospitalares nos estabelecimentos da Rede Credenciada, de acordo com o plano contratado. 

A partir de quando é possível utilizar os planos?

A cobertura dos planos começa a ter validade 24 horas após o início da vigência do contrato, conforme a Tabela de Carências. 

O que é a Declaração de Saúde?

A Declaração de Saúde é um questionário que o titular e seus dependentes devem responder, informando as suas condições de saúde no ato da inclusão no plano. 

Na hora do atendimento, quais os documentos necessários?

Devem ser apresentados no local de atendimento o cartão do plano, um documento de identidade e o último boleto de pagamento quitado.

Quais são os médicos que atendem aos Planos Familiar/Grupo e Individual?

O atendimento médico é feito pelos profissionais cooperados da Unimed Manaus, em seus consultórios com qualidade e total dedicação. Como os médicos são sócios da cooperativa, você é atendido pelo dono, o que é um grande diferencial dos outros planos de saúde encontrados no mercado. 

Meu plano de saúde é obrigado a cobrir todos os atendimentos de que eu precisar?

Não. O plano somente é obrigado a oferecer o que estiver no contrato, de acordo com a segmentação (referência,ambulatorial, hospitalar, obstétrica e suas combinações) e a cobertura para os procedimentos previstos na lista de cobertura mínima obrigatória pelos planos de saúde estipulada pela ANS. Esta lista é o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, e pode ser acessada em www.ans.gov.br 

Posso ser atendido pelo plano de saúde em qualquer lugar do país?

Depende. A operadora é obrigada a garantir o atendimento na área de abrangência geográfica prevista no contrato. Por exemplo, se o plano de saúde for de cobertura nacional, o atendimento será obrigatório em todo o território nacional, enquanto os planos com cobertura municipal está limitada ao município de Manaus.

Existe algum limite para o número de consultas ou exames que podem ser feitos?

Não existe limitação de cobertura para consultas médicas e fisioterápicas, exames e número de dias em internações, mesmo em leitos de alta tecnologia (UTI/CTI). As exceções são somente para: sessões de psicoterapia, terapia ocupacional, consultas com nutricionistas e fonoaudiólogos, que são limitadas ao mínimo estabelecido pela ANS. 

Se eu ficar internado, tenho direito a acompanhante?

Você terá direito à cobertura de despesas de diária de um acompanhante no local da internação se for menor de 18 anos ou com idade igual ou superior a 60 anos. Portadores de necessidades especiais também têm esse direito. São exceções os casos de CTI – nesse ambiente, não é possível contar com acompanhante.

Quando poderá ocorrer a rescisão do contrato?

Nos planos individuais/familiares, somente em três casos: por sua solicitação, pelo atraso das mensalidades por mais de 60 dias nos últimos 12 meses ou se cometer algum tipo de fraude, por exemplo, se na contratação do plano não informar na declaração de saúde que possui alguma doença ou lesão preexistente (DLP) de que saiba ser portador. 

O preço da mensalidade do plano de saúde pode aumentar?

Sim. Ele é reajustado em dois momentos: anualmente, na data de aniversário do contrato e quando você completar uma idade que ultrapasse o limite da faixa etária em que você se enquadrava antes.

O que é um plano Coletivo Por Adesão?

É o plano destinado à população que mantenha vínculo com as pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial (sindicatos, associações ou entidades de classe).

Quem pode aderir ao plano Coletivo Por Adesão?

Associados ou sindicalizados e os seus respectivos dependentes legais. 

Quem são os dependentes legais no plano Coletivo Por Adesão?

Cônjuge ou companheiro(a) e filhos (as) solteiros até 24 anos dos titulares do plano. 

O que influencia o preço do plano de saúde?

Os serviços a que o plano de saúde dá direito. Assim, por exemplo, um plano de saúde que só inclua consultas e exames tende a ser mais barato que outro que inclua também tratamentos odontológicos e internação hospitalar. Um plano que só dê direito a atendimento na cidade em que você mora tende a ser mais barato do que um plano que permita que você seja atendido em qualquer lugar do país. Outro fator que influencia o preço de um plano de saúde é a idade: quanto mais idosa a pessoa for, maiores as chances de ela precisar usar os serviços de saúde e com mais frequência; por isso, o plano tende a ser mais caro.

O que acontece quando o beneficiário de um plano coletivo tem alguma doença ou lesão anterior à cont

No plano coletivo por adesão (contratado por um sindicato ou uma associação), pode incorrer cobertura parcial temporária (CPT). Isso significa que o plano de saúde pode ou não cobrir, por até no máximo 24 meses, cirurgias, internações em leitos de alta tecnologia (UTI/CTI) e procedimentos de alta complexidade exclusivamente relacionados à doença ou lesão que o consumidor já tinha quando adquiriu o plano de saúde. Após esses 24 meses, o plano de saúde fica obrigado a cobrir todos esses atendimentos.
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